• E-mail comercial@aleia.com.br
  • WhatsApp (21) 98753-8873

Transformação Digital e Sociedade 5.0

Muitos de nós estamos apreensivos com a Industria 4.0 e o futuro do trabalho, ou qual será o trabalho do futuro. Será que podemos ter um olhar a sociedade com um olhar mais otimista?

O estudo da KEIDANREN sobre a Sociedade 5.0 me ajudou a ser mais otimista.
O termo “Sociedade 5.0” se refere a sociedade do futuro, que após ter passado pelos estágios de caça, agrícola, industrial e da informação surge pós a Revolução industrial 4.0, como uma visão de futuro. Este termo foi proposto pela iniciativa privada aos membros do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Japonês.

KEIDANREN, após o fim da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de fomentar a recuperação da economia do Japão. Em 2002, foi fusionada a Federação Japonesa de Associações de Empregadores (Nikkeiren) e juntas, estas instituições, formaram a Federação de Negócios do Japão (Keidanren) como uma nova organização econômica abrangente.

O estudo da KEIDANREN, “SOCIETY 5.0 – Co-creating the Future”, nos traz a visão de que a sociedade pode ter um futuro brilhante, alavancada pela Transformação Digital.
Mas o que seria a SOCIETY 5.0?

A KEIDANREN, parte do princípio que a humanidade já viveu algumas fases de produção e economia e associadas as estas fases, a sociedade também evolui.

Podemos observar que as mudanças nas sociedades foram aceleradas pelas mudanças dos modelos econômicos e processos industriais, que aumentam as capacidades produtivas e proporcionam liberdade, acesso e melhores condições de vida a sociedade. Assim adquirimos liberdade de fixar residência na sociedade agrária, adquirimos acesso à locomoção e utilização de bens de consumo na sociedade industrial, e acesso ao conhecimento na sociedade da informação, pós a revolução industrial 3.0.

O que nos leva a refletir, sobre as capacidades e liberdades que passarão a fazer parte da sociedade pós a Revolução Industrial 4.0.

Observando o que as tecnologias como IoT (internet das coisas), IA (inteligência artificial), Big Date, uso de drones, criptomoedas, blockchain, robótica, chatbots, realidade vistual aumentada, machine Learning, já possibilitam, podemos destacar algumas áreas onde acreditamos que a sociedade poderá ser beneficiada:

Saúde e Longevidade

  • Dados estatísticos demonstram que a população do planeta está cada vez mais longeva e no Brasil, apesar das condições atuais do sistema de saúde, também constatamos o aumento da longevidade.
  • Os dados são de estudo do IBGE, a expectativa de vida do brasileiro passou de 75,8 anos para 76 anos de 2016 para 2017 e a expectativa de vida ao nascer, em 2019, é de 80 anos para mulheres e de 73 anos para homens.
  • A sociedade japonesa é a que possui mais pessoas acima de 60 anos no mundo e estima-se que até 2050, um terço de sua população terá 65 anos ou mais.
  • Avanços tecnológicos na área de saúde, tais como nutrição, educação física, fisioterapias, próteses, medicina diagnósticas por imagens e possibilidade de cruzamentos de dados estatísticos colaboram para o aumento da longevidade.
  • A telemedicina, ainda não é uma realidade para a saúde da grande maioria da população, mas já é tecnicamente viável, pela utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde.
Mobilidade
 
  • Atualmente, já convivemos com uma parte da população que conscientemente optou por não possuir veículo próprio individual e utilizar carros de aplicativos.
  • A utilização de equipamentos individuais de transporte, tais como bicicletas e patinetes, foi adotado pela população em larga escala em várias partes do mundo.
  • A mobilidade ainda poderá ser facilitada com o uso de veículos com sistemas de orientação que se deslocam de forma independente, sem a intervenção humana, proporcionando mais segurança e otimização do tempo.
Infraestrutura
  • O uso de tecnologias IA, IoT, robótica, drones, foto sensores poderão captar dados, e estes poderão ser processados visando para evitar problemas em rodovias, ferrovias, sistemas coletivos de transporte. Estes sistemas aliados aos aumentos de utilização de carros autônomos, facilitaram o ir e vir.
  • A convergência de tecnologias irá ser cada vez mais utilizada na gestão de infraestrutura dos edifícios comerciais e residenciais. Possibilitando, mais segurança, eficiência e redução de gastos com recursos hídricos e energéticos.
Economia e Finanças
  • Blockchain é uma solução que promove segurança, transparência e prevenção de fraudes na sociedade, ativos digitais, como criptomoedas, funcionarão em transações financeiras.
  • Os Bancos já fazem uso de assistentes de IA por comando de voz, e cada vez menos serão necessárias agências bancárias físicas.
Agricultura e Alimentação
  • Utilização de drones, robôs agrícolas, IoT, Analitycs na agricultura, possibilitam a utilização de aplicativos permitindo aos agricultores o acesso a informações técnicas, recomendações de manejo, colheita, estimativas de produção, de acordo com o estádio de desenvolvimento de cada gleba da lavoura com base nos dados armazenados.
  • Agricultura e a indústria alimentar sustentadas pela utilização de tecnologias, reduzirá as horas de trabalho agrícola e elevará a eficiência e produção, assim como a qualidade dos alimentos.
  • Os dados históricos e análises de consumo, projeções poderão ser utilizados para planejamento de produção, processamentos, estocagem e logística de distribuição.
Quando consideramos cada nova tecnologia isoladamente, não percebemos a grande transformação que a convergências das tecnologias podem trazer para a sociedade. Possibilitando acesso à educação, a assistência médica, o aumento da longevidade, a alimentação de qualidade, redução do consumo de energia não renovável, prevenção de desastres naturais, redução da fome e das desigualdades.

As mudanças são graduais e dependem em muito na nossa capacidade de adaptação ao novo e diferente, de identificar mecanismos de segurança de dados e preservação de privacidade, de ajustes em regulamentações. A cultura do novo é absorvida em uma velocidade menor do que o aparecimento das soluções tecnológicas.

O estudo KEIDANREN, nos leva a vislumbrar a Sociedade 5.0, como um tempo em que qualquer pessoa poderá exercer a criatividade para buscar valores diversos, livre de estruturas e restrições existentes. O que será certamente refletivo do dia-a-dia das organizações que deverão lidar competitividade acirrada, velocidade de disrupção e novos modelos de relações de trabalho.

Quando convivo com pessoas criativas, desenvolvedores de soluções, grupos de inovação, workshops de Design- Thinking compreendo que a Sociedade 5.0, será criada pelo conjunto de esforços de cada um que de alguma forma se acredita e investe tempo e imaginação para contribuir de alguma forma, para o desenvolvimento sustentável, compartilhando o know-how de solução de problemas.

Elizabeth Borges, PMP
Sócia Diretora, Aleia

Referencias:
https://www.enginebr.com.br/industria-4-0-2/sociedade-5-0/
http://www.keidanren.or.jp/en/policy/2018/095.html
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=yF38rc-0EnI” width=”700″ height=”220″] © Governo do Japão
https://www.kas.de/web/auslandsinformationen/artikel/detail/-/content/society-5.0
http://inovasocial.com.br/inova/previsoes-singularity-university-2038-parte-1/