• E-mail comercial@aleia.com.br
  • WhatsApp (21) 98753-8873

Seja Líder de Si Mesmo

A liderança, começa em nós.

Se você deseja se desenvolver como líder de outras pessoas, é importante desenvolver o senso de quem você é, o que você é capaz de fazer, o que você aspira e como está a sua capacidade de influenciar suas próprias emoções e comportamento.

Ser Líder de Si Mesmo, requer a capacidade de observação própria e autossugestão. Um líder de si mesmo, tem motivação interna e, é capaz de tomar ações deliberadas e, portanto, liderar melhor os outros.

Líderes de si mesmo, buscam o autodesenvolvimento em diferentes âmbitos da vida.

• Buscam conhecer bem e ter convicção de suas intenções e valores. É assim que desenvolvem a autoconsciência em todas as áreas da sua vida, entendem seus próprios comportamentos, emoções, necessidades e impulsos.
• Buscam o conhecimento de seus pontos fracos e como neutralizá-los. Sabem que precisam se desafiar a superar seus próprios obstáculos, assim como sabem o que pode lhes contrariar e procuram desenvolver antídotos e a capacidade de controlar as emoções e os desejos. Desenvolvem o autocontrole de suas reações, aprendendo progressivamente a lidar com seus pontos fracos.
• Buscam o autoconhecimento, em uma investigação de seus pontos fortes e habilidades e também sabem que precisam ampliar estas habilidades. Sabem, que eventualmente a sua maior qualidade, pode ser também a sua maior inimiga, se não for dosada adequadamente.
• Buscam cultivar a Inteligência Emocional (EQ) e a aprender a regular suas emoções, aumentando a autoconfiança e a convicção de suas capacidades de realização.
• Buscam auto eficácia e têm mentores, amigos, profissionais de referência que podem fornecer feedback, mas principalmente, se esforçam para compreender, ajustar e avançar, por que sabem que pode ser mais criativo e inovador.
• Buscam ser responsáveis por suas ações, reações e resultados, sabedor que tem uma escolha em como reage a cada situação.
Para ter sucesso em suas buscas, o Líder de Si Mesmo, precisa ser intencional. Se você não tem a clareza de intenção sobre o que é mais importante para sua vida, não espere apoio pleno dos que estão ao seu redor. É a intenção que guia os objetivos.

Liderar a si mesmo deve estar na base de qualquer iniciativa de desenvolvimento de liderança e precisa ser revisitada e realinhada a cada degrau de liderança atingido, dentro da progressão: Líder de Si Mesmo, Líder dos Outros, Líder e Líderes, Líder de Negócio e sequência.

A progressão na carreira de um líder pode requerer novas competências, novas habilidades, diferente foco de dedicação de tempo e visão de negócio, mas a intenção e a identidade característica do líder de si mesmo atuam como o fio condutor do desenvolvimento pessoal.

Tornar-se líder de si mesmo é uma jornada, e quando mais se avança, mais autoconhecimento é necessário. Portanto a cada degrau de crescimento em uma carreira de um líder, mais auto liderança se faz necessária.

Elizabeth Borges, Diretora Aleia - Soluções em Transformação de Negócios

Todos os direitos reservados / Proibida sua reprodução total ou parcial