
Quantos desafios um profissional que inicia sua trajetória em liderança enfrenta?
Quando um profissional atinge o grau de maestria e crescimento em sua atuação como parte de um time, ele se aproxima da passagem da condição de “Líder de Si Mesmo”, para condição de “Líder de Outros” e este é início da sua jornada em liderança.
Muitas organizações observam em seus profissionais a capacidade de ajudar os outros, colaborar com seus colegas de time, demonstrar responsabilidade e comprometimento com os valores organizacionais, com as políticas empresariais e as práticas da profissão. Porém, não são apenas estas a condições para transformar um excelente colaborar em Líder de Outros.
As habilidades de comunicação, de planejamento e de dar e receber feedback são importantes. Podemos também destacar como habilidades decisivas para um Líder de Outros: saber delegar e ser agregador.
Saber delegar é um dos grandes desafios do “Líder de Outros”. Uma das principais causas disso é que ao assumir um papel de liderança pela primeira vez, os líderes, geralmente, trazem em seu histórico profissional o hábito de fazerem muito por si próprios.
- Aprender a delegar é a principal habilidade de transição que os profissionais devem exercitar quando deixam o papel de contribuinte pessoal no início de suas carreiras como líderes.
- Saber delegar é compartilhar amplamente as responsabilidades, permitindo que os outros realizem seu próprio trabalho.
- É também aprender a confiar que as pessoas podem executar suas tarefas. Só a confiança nos colaboradores deixará o líder confortável para delegar tarefas e decisões rotineiras.
- Saber construir um time a partir de um grupo de pessoas com habilidades e características diversas, promovendo entre estas um espírito forte e alta moral;
- Saber compartilhar vitórias e sucessos e incentivar o time a também o fazer;
- Promover o diálogo aberto, permitindo que as pessoas concluam suas atividades e sejam responsáveis pelo seu próprio trabalho;
- Definir sucesso em termos de toda a equipe e gerar a sensação de pertencimento para cada integrante;
- Compreender que cada membro da equipe é diferente e lidar com cada pessoa de maneira adequada ao seu perfil e ao mesmo tempo, ser justo para com todos;
- Ser capaz de transmitir confiança, adicionando alinhamento de foco, envolvendo cada membro da equipe.
É no alinhamento de valores organizacionais que o novo líder será desafiado a assumir como valor primordial o conceito de “sucesso de time”.
- Esta nova visão de valor organizacional precisa ser aprendida e os que estão habituados a produzir os próprios resultados devem a partir de então valorizar os resultados do outro.
- Compreender que deverá valorizar a construção de time de trabalho. Esta é uma mudança fundamental, decisiva e exige desprendimento.
Mudar a alocação do tempo requer que o líder realoque seu tempo de modo que ajude e ensine os outros disponibilizando-se em postura de escuta ativa. Isto é:
- Praticar a escuta ativa é se tornar um bom ouvinte. Bons ouvintes fazem muitas perguntas para chegar a um bom entendimento. Eles esclarecem as questões confirmando e fazendo mais uma pergunta.
- A prática de escuta ativa, ajuda a não interromper antes que as pessoas terminem suas frases, não sugerir palavras quando os outros estão hesitantes ou param seus discursos momentaneamente buscando a palavra mais adequada para terminar a sua frase.
- É respeitar o tempo de reflexão do outro, se tornando disponível.
Tornar-se líder de outros é apenas o começo. É importante lembrar que a cada etapa do caminho de liderança, requer mais autoconhecimento e que é necessário desprendimento é parte importante deste aprendizado.
Elizabeth Borges,
Diretora Aleia