• E-mail comercial@aleia.com.br
  • WhatsApp (21) 98753-8873

Cultura Inclusiva

Identidade cultural é a identidade ou sentimento de pertencer a um grupo. Faz parte da autoconcepção e autopercepção de uma pessoa e está relacionada à nacionalidade, etnia, religião, classe social, geração, localidade ou qualquer tipo de grupo social que tenha sua própria cultura distinta. ( Moha Ennaji, 2005).

O processo de estabelecimento de uma Cultura Inclusiva, se inicia na sensibilização e a disseminação de conhecimento entre os líderes e gestores, para promover empatia e possibilitar que os profissionais entendam e conheçam as reais necessidades, desejos e realidade uns dos outros. 

Interagir no ambiente de trabalho com a diversidade cultural, cognitiva, geracional, física requer de todos a consciência e especificidade de limitações e habilidades que cada pessoa possui.

As organizações que pretendem ter Cultura Inclusiva, necessitam de um plano de atração e retenção de talentos diversos, treinamento vivencial para que os profissionais compreendam o a visão do outro. 

O trabalho para uma cultura inclusiva, em aspectos amplos que acolha, além das diferentes visões as limitações físicas, é longo e a construção acontece no dia a dia.

A contratação de pessoas de diferentes culturas e com limitações físicas precisa a ser valorizada e reconhecida como um investimento capaz de catalisar a visão e missão empresarial na sociedade.

A cultura organizacional é este um conjunto de valores e ações para que todos sejam acolhidas e tratadas de maneira justa e igualitária.

Elizabeth Borges
Socia Diretora