• E-mail comercial@aleia.com.br
  • WhatsApp (21) 98753-8873

Acostume-se com a incertezas

Sim, a incerteza está por toda parte. Se você sente que está sendo movido para fora da sua zona de conforto, está no caminho certo para desenvolver suas habilidades de liderança no cenário atual. 
Não existe mais zona de conforto, por que está volátil. O que está certo neste instante, no próximo instante já não está assim tão certo, ficou ambíguo, complexo, ou seja, VUCA.   
VUCA é um acrônimo que foi usado pelas forças armadas americanas para descrever condições extremas enfrentadas em ambientes de guerras. Significa: Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. (VUCA – volatility, uncertainty, complexity and ambiguity).  
Assim como várias inovações que surgiriam em condições extremas, como os estados de guerra e grande risco, se transportaram para o dia-a-dia das empresas, o acrônimo VUCA está em nosso ambiente. E assim vamos tentando conviver com os desafios das constantes mudanças trazidas pela inovação, tecnologia, economia, sociedade e meio ambiente.
A volatilidade de cenários, traz a necessidade de mudança de hábitos referentes as abordagens baseadas em planejamento detalhados e rigor na gestão de riscos, visando reduzir as incertezas.  Se considerarmos que atualmente a incerteza é justamente a protagonista, precisamos de abordagens flexíveis e adequadas a um ambiente onde exista o engajamento ativo com a incerteza. Isto requer um perfil com alto nível de agilidade de liderança.
Aí está o desafio de ser líder em um mundo VUCA:

  • Olhar a floresta! Pensar no todo! No grande cenário! E só depois que reconhecer o todo, entender as partes;
  • Ter agilidade para flexibilizar e responder apropriadamente a situações que se desdobram rapidamente.
  • Ter agilidade de priorização e atualização de priorização, fazendo isto de forma clara, principalmente pelo maior uso de novos modos virtuais de comunicação.
  • Continuar a gerenciar riscos, entendendo que os riscos mudam tão rapidamente, como os cenários. Por esta razão, não investir muito tempo em planos de longo prazo.
  • Não confiar automaticamente nas soluções anteriores, quando necessário solucionar problemas. Utilizar a própria experiencia para encontrar novas soluções, pois enquanto planeja, o cenário pode mudar.
  • Reconhecer que sua experiencia é valiosa, porque é ela que alimenta a sua intuição. Analisar os cenários, entender os fatos, é relevante, mas também é preciso fazer uso da intuição.
  • Ser um conhecedor de pessoas! Conviver mais com seus colaboradores, não apenas suas competências, mas principalmente as aspirações de cada um.
  • Incentivar a colaboração! O trabalho colaborativo constrói mais rápido e melhor. Criar redes de conhecimento e dedicar tempo para transformar competição em colaboração!   
  • Acolher a diversidade de pontos de vista. O trabalho em redes colaborativas traz diversidade de experiências, talentos, competências. Isto facilita a solução de problemas inesperados e adequação e mudanças repentinas.
  • Apresentar metas claras e de curto prazo. Fornecer a direção estratégica e dá liberdade de criação, co-criação, inovação.
  • Acostumar-se com o desconfortável e ainda ser capaz de se divertir.

Na Aleia, buscamos a agilidade positiva.  Nós nos desafiamos a suportar o desenvolvimento de profissionais que se aventurem nas soluções inovadoras, sejam receptivos as incertezas, tenham desprendimento e agilidade de resposta para liderar na paisagem VUCA.

Elizabeth Borges,
Diretora Aleia